MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Prezado cliente,

Agradecemos por escolher a Artzzi, uma marca que oferece produtos que integram design, beleza e conforto à alta qualidade e confiabilidade.

Visando atender seu nível de exigência, mantemos diversos processos de qualidade, incluindo frequentes treinamentos das nossas equipes, logística integrada e seleção criteriosa dos nossos fornecedores.

Para garantir a durabilidade dos nossos produtos, leia este manual com atenção e siga às nossas orientações de manutenção e conservação.

No caso de dúvidas ou quaisquer problemas relacionados aos produtos, atendimento, montagem, entregas, entre outros, por favor, entre em contato com o nosso departamento técnico ou SAC. Telefone: (19) 3756-1050 WhatsApp (19) 99977-5508 E-mail: assistenciatecnica@artzzi.com.br / sac@artzzi.com.br

Artzzi Av. Moraes Sales, 2.147 – N. Campinas | Tel: (19) 3705-5120
Studio Artzzi R. Maria Monteiro, 321 – Cambuí | Tel: (19) 3516-7910
Artzzi Office R. Sir Alexander Fleming, 44 – N. Campinas | Tel: (19) 3705-5120
Outlet Artzzi Av. José Bonifácio, 2.410 – Jd. Palmeiras | Tel: (19) 3705-5500

1. CERTIFICADO DE GARANTIA

Os produtos Artzzi apresentam, quando de vícios em tecidos, garantia legal de 90 (noventa) dias contados a partir da data efetiva de entrega, conforme artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, e, quando de vício em estrutura, a garantia legal, acrescida de uma garantia adicional de 9 (nove) meses, totalizando prazo de 1 (um) ano, também contados a partir da data efetiva de entrega.

A garantia compreende, exclusivamente, o reparo da parte defeituosa e não a substituição da mercadoria.

A garantia será declarada nula, antes do vencimento do prazo da garantia, nos seguintes casos:

i. desgaste natural do produto em sua utilização;

ii. manuseio indevido, incluindo acidentes, fogo, riscos, líquidos, entre outros;

iii. limpeza incorreta do produto, incluindo utilização de detergentes e condicionadores e/ou materiais corrosivos como ácidos e solventes;

iv. avarias por transporte inadequado, quando realizado por terceiros;

v. utilização inadequada, como exposição direta e excessiva à luz solar ou artificial, umidade e calor excessivos ao sol e chuva, excessos de peso, entre outros;

vi. beneficiamento e ou acabamento realizados por terceiros; e

vii. utilização em desconformidade com o presente manual do proprietário.

1.1. Declarações

A Artzzi declara que podem ser verificadas pequenas variações decorrentes da própria natureza da matéria prima do produto, sem afetar sua qualidade, adequação e características básicas, e sem que isto se caracterize como defeito, a saber:

i. toda e qualquer matéria prima natural, como madeiras, mármores, fibras e tecidos utilizados na fabricação e fornecimento dos produtos, podem apresentar características naturais, tais como irregularidades de veios, diferenças em tonalidades e texturas;

ii. os produtos revestidos em couro poderão apresentar arranhões, cicatrizes ou fissura em sua superfície, pois são provenientes do contato do gado com arbustos, arames farpados, entre outros;

iii. os produtos elaborados a partir de materiais em fibras naturais, como malaca e taboa, poderão sofrer variações de dimensão em relação às mercadorias expostas em showroom ou constantes em catálogos de até 03 (três) centímetros;

iv. os produtos fabricados em madeira natural e/ou lâmina de madeira, podem sofrer variações quanto à tonalidade, veios e nós apresentada na amostra ou na mercadoria exposta no showroom;

v. os materiais como tecidos podem apresentar pequenas variações de tonalidade conforme partida; e

vi. a área total dos tapetes poderá sofrer variações de dimensão de até 2% (dois por cento) para maior ou menor. Os tapetes não devem ser utilizados com a finalidade de revestir um ambiente em sua totalidade.

2. ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A Artzzi oferece assistência técnica permanente de seus produtos. Assim, ao identificar quaisquer defeitos de fabricação e/ou montagem, contate imediatamente o nosso departamento técnico e agende uma visita.

Caso seja confirmada a necessidade de assistência técnica, em até 5 (cinco) dias úteis após a visita, informaremos as providências a serem tomadas e respectivo prazo de resolução.

Se dentro do prazo de garantia, caso seja necessária a correção pelo fornecedor ou a substituição da mercadoria, a Artzzi terá o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para sanar o vício. Caso após o decurso de 30 (trinta) dias, a mercadoria não tenha sido corrigida ou substituída, o cliente poderá pleitear o cancelamento. No caso de impossibilidade de correção e descontinuidade de fabricação do produto, a Artzzi reserva o direito de apresentar um produto similar ou de mesmas características para satisfazer o cliente.

Caso a assistência técnica seja solicitada em desacordo com as condições e prazos de garantia, será apresentado ao cliente, para aprovação, orçamento dos respectivos custos de assistência, incluindo frete, material e mão-de-obra.

3. RECOMENDAÇÕES

Solicitamos que as recomendações de limpeza e manuseio contidas nesse manual sejam observadas no cuidado e manutenção dos nossos produtos. Evite acidente utilizando, sempre que necessário, os equipamentos de segurança adequados. Mantenha os produtos de limpeza em lugares secos, ventilados, abrigados do sol e longe do alcance de crianças.

3.1. Vidros com Cristal / Espelhos

•Não exponha os espelhos em ambientes úmidos, principalmente em banheiros, evitando risco de oxidação.
•Limpe com pano ou flanela brancos, macios e secos. Não utilize esponjas ásperas, palhas de aço ou similares.
•Utilize somente produtos como álcool, limpa vidros e detergentes neutros, tendo cuidado para que o líquido não entre nas emendas. Evite produtos abrasivos, como sapólio em pó ou massa de polir, que possam causar riscos.
•NUNCA arraste ou esfregue objetos como chaves, relógios, talheres etc. sobre o tampo.
•NUNCA apoio cadeiras sobre o tampo.

3.2. Mármore e Granito

•Utilize a esponja na parte amarela com detergente neutro.
•Periodicamente, utilize cera líquida incolor à base de silicone, para proteção e brilho.
•Remova imediatamente, com pano seco, manchas causadas por derramamento de ácido, óleo, refrigerante, detergente, produto químico, suco, café, vinho, líquidos em geral.
•Não deixar exposto ao tempo, evitando acúmulo de água nos poros. Sempre que possível proteja com capa própria.
•NUNCA arraste ou esfregue objetos como chaves, relógios, talheres etc. sobre o tampo.
•NUNCA apoio cadeiras sobre o tampo.

3.3. Couros Naturais

•Utilize pano umedecido com água, para retirar o pó.
•Aplique sabão neutro em um pano levemente umedecido, para sujeiras mais profundas. Nunca molhe em excesso o couro.
•Não utilize produtos polidores, vaselinas, silicones, óleos, sabões, produtos à base de solventes ou qualquer outro produto abrasivo. Estes produtos podem produzir danos permanentes e alterar as características originais do couro (brilho, toque, cor, aroma, resistência).
•Evite exposição excessiva à luz solar, o que pode causar envelhecimento precoce do couro e/ou descoloração.
•Remova imediatamente com um pano seco líquidos derramados, evitando a formação de manchas. Não seque o couro à luz do sol nem com secador de cabelo.
•Não encoste, sente ou se deite sobre o couro utilizando produtos de higiene pessoal e/ou estético, tais como creme para cabelos, creme para corpo e maquiagem.
•Evite raspar o couro com a unha e/ou objetos.

3.4. Couros Sintéticos

•Limpe com sabão neutro.
•Não use produtos químicos ou abrasivos.
•Para remover manchas, aplique detergente neutro utilizando um pano limpo e macio. Faça movimentos suaves e em seguida passe novamente um pano umedecido com água limpa. Seque ao ar livre e na sombra.
•Evite exposição excessiva à luz solar, o que pode causar envelhecimento precoce do couro e/ou descoloração.

3.5. Madeiras e lâminas

•Evite ambientes úmidos e expostos ao sol. Os produtos com lâminas de madeira natural são mais suscetíveis a rachaduras devido ao calor e umidade dos ambientes, já as lâminas pré-compostas são mais resistentes a intempéries.
•Limpe com pano seco, limpo e macio, no mesmo sentido do veio da madeira. No caso de sujeiras mais pesadas, aplique pano úmido somente com água fria e depois seque imediatamente com outro pano branco e macio.
•NUNCA usar nenhum tipo de produto de limpeza ou extrabrilho. Não usar, produtos abrasivos como esponja de aço ou similares, pois podem manchar e agredir a superfície da madeira.
•Não deixe adornos, tolhas e objetos sobre a superfície por longo período, podendo marcar ou manchar o verniz devido a incidência luz natural ou artificial.
•Produtos em madeira para área externa sofrerão variações tanto no aspecto como na cor da madeira. A madeira poderá ficar mais clara, esbranquiçada ou acinzentada, isso é normal devido à intempérie. Para melhor conservação recomenda-se o uso, a cada 6 (seis) meses, de um verniz protetor específico para essa situação. E, sempre que possível, proteja os produtos com capa própria.
•NUNCA arraste ou esfregue objetos como chaves, relógios, talheres etc. sobre o tampo.
•NUNCA apoio cadeiras sobre o tampo.

3.6. Cromados, Escovados e Aluminizados

•Para limpeza, utilize pano tipo flanela (sem costura). Em caso de sujeiras mais profundas, utilize pano limpo umedecido com água e sabão, álcool ou detergente neutro.
•Utilize silicone líquido para dar brilho e evitar a oxidação.
•Não utilize esponjas de aço ou palha de aço para a limpeza de metais. Não utilize produtos químicos ou solventes, tais como querosenes, saponáceos, gasolina, removedores, entre outros.
•Evite exposição ao sol e umidade ou a produtos corrosivos.

3.7. Tecidos

•Limpe semanalmente a poeira depositada sobre o tecido com um aspirador de pó sem encostar e/ou forçar ele diretamente no tecido e realize uma escovação suave uma ou duas vezes durante a semana.
•Retire imediatamente as sujeiras acidentais, utilizando uma esponja ou pano branco, limpo e macio. Em casos de manchas ou que já tenham penetrado no tecido, limpe umedecendo a parte atingida com uma solução de detergente neutro diluído em água, esfregue levemente até a completa remoção.
•Quando houver a necessidade de uma limpeza mais pesada, recomenda-se uma lavagem a seco, efetuada por uma empresa especializada.
•Não utilize produtos de limpeza como álcool, abrasivos diversos, multiusos, entre outros.
•Nunca deixe o produto exposto ao sol, direta ou indiretamente, pois podem ocorrer alterações nas tonalidades, além da danificação das fibras do tecido.

3.8. Fibras Naturais

•Utilize produtos de limpeza à base de água.
•Utilize constantemente aspirador de pó para a retirada das partículas de sujeira que penetram entre as fibras, a fim de prevenir o desgaste natural e o desbotamento.
•Em caso de derramamento de líquidos ou óleos, absorva-os imediatamente com papel-toalha, sem esfregar ou pressionar. Para os sólidos, remova os excessos com cuidado e limpe com pano macio e umedecido em água pura. As manchas secas devem ser escovadas suavemente para remoção dos excessos e posteriormente ser limpas com pano macio e umedecido em água.

3.9. Pinturas, vernizes e laca

•Retire o pó com um pano limpo, tipo flanela (sem costura). Quando estiver com muito pó, assopre antes de passar o pano, evitando riscos.
•No caso de sujeiras mais pesadas, utilize um pano levemente umedecido com água fria, adicionado de sabão ou detergente neutro. E, depois, seque mediatamente com outro pano branco e macio.
•Quando necessário ou eventualmente, use cera de carnaúba com estopa nova e limpa para remover os riscos superficiais. Não utilize produtos como lustra-móveis, óleo de peroba ou outros com a mesma função.
•Não utilize produtos abrasivos, evitando criar riscos e danificar a aparência.
•Não é recomendado exposição ao sol.

3.10. Melamínicos

•Limpe diariamente com um pano limpo, macio e seco.
•Remova as sujeiras menos resistentes umedecendo o pano em uma solução de detergente neutro diluído em água; aplique em movimentos circulares.
•Em casos mais resistentes, esfregue o local com um pano embebido em álcool doméstico e utilize uma flanela limpa e seca para dar brilho.
•Não utilize solventes ou produtos que apresentem alto poder de agressividade, como materiais abrasivos.
•Não é aconselhável usar cera ou silicone na superfície, pois elas podem formar uma camada gordurosa que dificulta a limpeza e prejudica a aparência do móvel.

3.11. Cimentos

•Aplicar pano úmido somente com água fria e depois secar imediatamente com outro pano branco e macio.
•Caso molhe a superfície, seque imediatamente.
•NUNCA use nenhum tipo de produto de limpeza ou extrabrilho.
•Não deixar exposto ao sol.

3.12. Papelão Reciclável

•Peças exclusivas para uso interno, não podem ter contato com água ou umidade.
•Para limpeza de superfícies lisas, utilize um pano limpo, levemente umedecido.
•Para limpeza de superfícies irregulares, utilize aspirador de pó com bocal de escova.

3.13. Tapetes

•Aspire o tapete, no mínimo, uma vez por semana.
•Não use vassouras ou escovas, pois o atrito com as fibras pode causar danos e diminuir a vida útil.
•Não deixe em locais úmidos.
•Recomenda-se que seja feita uma limpeza, por empresas especializadas no setor, pelo menos uma vez ao ano.
•Caso seja possível, mude, uma vez a cada seis meses, a posição do tapete para que haja equilíbrio no desgaste.
•Não utilize limpador a vapor.
•Não utilize alvejante ou removedores.
•Nunca deixe o produto exposto ao sol, direta ou indiretamente, pois podem ocorrer alterações nas tonalidades, além da danificação das fibras.
•Em casos de manchas como urina de animas e vinho em tapetes pet friendly, permitem a utilização de alvejantes à base de cloro para remoção de sujeira e de manchas.
IMPORTANTE: o alvejante à base de cloro deve ser diluído na proporção de 1 parte de alvejante para 10 partes de água.

3.14. Espumas

•Para evitar que as almofadas de encosto dos sofás fiquem amontoadas, afofe uma vez por semana.
•Para evitar que as almofadas de assento dos sofás fiquem afundadas e/ou marcadas, faça rodízio entre os assentos uma vez a cada 15 dias.
•Para evitar que os colchões fiquem afundados, faça rodízio 180º graus, uma vez a cada 6 meses.

4. Armazenamento

Os produtos fabricados em madeira e espuma retém umidade durante o processo de fabricação. Com a mudança de clima, esses materiais podem soltar umidade e danificar o produto. Portanto, armazene os produtos em ambiente sem umidade e luz solar.

Os produtos fabricados em fibras naturais devem ser embalados em papel de seda, de forma que não sejam abafados.

Os produtos podem permanecer embalados pelo prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias corridos. Caso haja necessidade de manter o produto embalado por prazo superior, desembale o produto, deixe por 24 (vinte e quatro) horas em exposição e volte a embalá-lo.

Os produtos não devem ser armazenados empilhados ou em posição diversa à original.